Imposto de Renda de advogado: como declarar?

Voce Advogado Sabe Como Fazer A Declaracao Do Imposto De Rena Saiba Como Declarar O Ir Para Advogado Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Imposto de Renda para advogado: entenda agora como declarar o IR para advogados

Os prazos para a entrega da declaração do Imposto de Renda ainda estão valendo, e você, profissional da advocacia, sabe como fazer a declaração do IR para advogado? Veja agora como declarar

A declaração do Imposto de Renda é uma obrigação fiscal de cunho federal. Você, advogado, precisa se manter em dia com o fisco e garantir a continuidade dos seus serviços prestados com segurança e sem riscos com o governo.

Porém, para fazer a declaração do Imposto de Renda para advogados, é preciso estar atento à particularidade que a tarefa exige do ramo.

Por isso, nós, da Plenus Contabilidade, especialistas em contabilidade para advogados, estamos trazendo para você, advogado, um artigo a fim de esclarecer tudo sobre a declaração do Imposto de Renda para advogado. Continue a leitura do artigo e entenda tudo sobre. 

Quer entender melhor como gerenciar demais áreas na advocacia? Temos, em nosso blog, diversos artigos sobre gestão de escritório de advocacia. Veja links abaixo.

Como declarar o Imposto de Renda para advogado autônomo?

  • Autônomo que presta serviços para empresa

Para o profissional que trabalha na prestação de serviços para empresas, faz-se necessário que as empresas apresentem o informe de rendimentos relacionados aos serviços executados em cada uma delas.

Então, se você presta serviços a uma empresa, precisa exigir dela o informe de rendimento relativo a cada serviço prestado.

O preenchimento da declaração deve ser feito com as informações adquiridas no informe de rendimentos e com os demais dados necessários que constam na declaração, como, por exemplo, nome, CNPJ das empresas a que prestou serviços, IR retido na fonte, além do INSS recolhido.

Do mesmo modo que ocorre com empregados que ganham salários fixos, a pessoa jurídica é quem detém a responsabilidade de recolher o IR na fonte para prestadores de serviço autônomos.

  • Autônomo que presta serviços para pessoas físicas

No caso de advogados que prestam serviços para pessoa física, o advogado é o responsável pelo recolhimento do imposto.

Sendo assim, o advogado deve realizar o preenchimento do Carnê-Leão de forma mensal. A declaração do IR deve ser realizada na Ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física/ Exterior.

O que é o Carnê-Leão?

O Carnê-Leão é uma forma de declaração mensal. Desse modo, os advogados que prestam serviços para pessoas físicas precisam preencher mensalmente o Carnê-Leão.

Com o Carnê-Leão, será calculado o Imposto de Renda devido, então será feita a emissão de uma DARF, podendo ser pago o valor dela em qualquer banco.

Dessa maneira, ao realizar o preenchimento da declaração do Imposto de Renda, será  apenas necessário importar as informações contidas no Carnê-Leão para o programa da Receita Federal.

Como declarar o Imposto de Renda para advogados pessoa jurídica?

No caso de advogados que possuem a própria empresa, que trabalham como pessoa jurídica, a declaração do Imposto de Renda se dá por meio do próprio CNPJ da empresa, ou seja, será utilizado o CNPJ como única fonte pagadora, no caso de ser, de fato, a única forma de renda.

Conte com o apoio de quem entende do assunto. Conheça a Plenus Contabilidade Gestão Financeira e Coworking!

Com o apoio de uma empresa contábil especializada em contabilidade para advogados e para escritórios de advocacia, você garante excelência na entrega da sua declaração do Imposto de Renda e no cumprimento de todas as obrigações fiscais.

Conte agora com o apoio da Plenus Contabilidade e garanta o melhor serviço contábil para advogado.

FAÇA AGORA A DECLARAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA PARA ADVOGADO, CLIQUE AQUI!

5/5 - (1 vote)
Summary
Imposto de Renda de advogado: como declarar?
Article Name
Imposto de Renda de advogado: como declarar?
Description
Os prazos para a entrega da declaração do Imposto de Renda ainda estão valendo, sabe como fazer a declaração do IR para advogado?
Author
Publisher Name
Plenus Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Como Verificar A Idoneidade De Uma Imobiliaria Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

4 maneiras de verificar a idoneidade de uma imobiliária

Descubra como verificar a idoneidade de uma imobiliária de forma simples Se você deseja saber como verificar a idoneidade de uma empresa imobiliária, este artigo foi feito para você! Ao comprar um imóvel, colocá-lo à venda ou realizar qualquer negócio

Aprenda A Realizar Um Controle De Despesas Em Seu Escritorio De Advocacia Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

NF-e: como funciona no agronegócio?

Veja como funciona a NF-e no agronegócio e evite maiores problemas na hora da emissão Tire todas as dúvidas sobre a emissão da nota fiscal eletrônica para o produtor rural. Confira mais detalhes em nosso artigo! Efetuar o registro das

Veja 5 Benefícios De Manter O Controle Do Financeiro Em Sua Imobiliária Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

5 benefícios do controle financeiro para imobiliária

5 benefícios do controle financeiro para seu negócio imobiliário Descubra, neste post, os benefícios de manter controle financeiro em sua imobiliária e potencialize a gestão financeira da sua empresa Para manter uma empresa funcionando bem, financeiramente falando, é fundamental ter

Conheca 7 Vantagens Da Sociedade Individual De Advocacia Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

Sociedade Individual de Advocacia: quais as vantagens?

Conheça 7 vantagens da Sociedade Individual de Advocacia Saiba alguns dos principais benefícios em realizar a abertura de um escritório individual para exercer a sua profissão O mercado da advocacia, assim como em alguns outros cenários, oferece algumas boas possibilidades

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
É produtor rural e não sabe o que é o…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book Gratuitos

E-book Gratuitos