Regularização de imóveis: saiba como fazer!

O Guia Que Voce Precisava Sobre A Regularizacao De Imoveis Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Passo a passo para a regularização de imóveis 

Entenda como funciona a regularização de imóveis e evite os problemas de ter um imóvel irregular.

A regularização de imóveis pode parecer bastante complexa e burocrática para quem não é especialista no assunto. Contudo, é uma das obrigações de quem possui imóveis mantê-los regularizados.

Por isso, no artigo de hoje, elaboramos um guia prático e efetivo sobre a regularização de imóveis para que você comece esse processo e evite o pagamento de multas, bem como outros problemas na hora de vender ou alugar a propriedade devido à irregularidade.

Então continue conosco e boa leitura!

Para que serve a regularização de imóveis?

Manter um imóvel irregular impossibilita que você comprove que tem o direito sobre a posse desse bem, o que pode ocasionar problemas judiciais, impossibilidade de vender ou alugar o imóvel, pagamento de multas, etc.

Ou seja, a irregularidade do imóvel pode ocasionar prejuízos financeiros e até mesmo a perda da propriedade. Por isso, é fundamental que você mantenha o imóvel regular.

Dessa forma, a regularização de imóveis consiste em legalizar construções que foram erguidas sem uma licença prévia, tirando-a da clandestinidade, ou mesmo atualizar a escritura e realizar a  transferência do imóvel para o novo proprietário.

Veja também:

O que é necessário para a regularização de imóveis?

Para realizar o processo de regularização de imóveis, é necessário reunir a documentação necessária para poder iniciar o processo de forma efetiva.

Dessa forma, os principais documentos são:

  • Contrato de compra e venda;
  • Escritura do imóvel;
  • Matrícula atualizada;
  • Alvará de construção;
  • Certidões negativas;
  • Certidão de regularização do Habite-se;
  • Resgate de enfiteuse.

Em determinadas situações, é possível que a prefeitura da sua cidade solicite outros documentos específicos. Por isso, não hesite em contar com o auxílio de um profissional especializado em legalização imobiliária para prestar todo o suporte necessário para a regularização de imóveis. Clique aqui para conhecer os nossos serviços!

Como fazer a regularização de imóveis?

1. Dê entrada no cartório

Para iniciar o processo de regularização do imóvel, é necessário procurar um cartório de notas. Você precisa apresentar o contrato de compra e venda da propriedade para poder dar entrada no processo, e emitir a escritura do imóvel. Com a escritura em mãos, você poderá solicitar o registro do ato na matrícula da propriedade.

2. Solicite o alvará de regularização

Com a matrícula do imóvel, será possível solicitar, para imóveis já construídos, o alvará de regularização para atestar os procedimentos legais na construção do imóvel.

Para imóveis ainda em construção:

  • Solicite o alvará de construção: é a permissão para que a construção seja realizada. Deve ser solicitado junto à prefeitura do município.
  • Solicite a anotação de responsabilidade técnica (ART): é utilizado para atestar o acompanhamento de um engenheiro ou de um arquiteto na obra.
  • Solicite o habite-se da obra: trata-se do certificado de conclusão da obra e é emitido pela prefeitura. É um documento fundamental para solicitar o registro do imóvel.

3. Emita a certidão negativa

4. Realize o cadastro do imóvel na prefeitura

5. Realize o registro do imóvel.

Na hora de regularizar o seu imóvel não se desespere, conte com a Plenus!

Sabemos que o processo de regularização de imóveis pode parecer bastante complexo e burocrático, mas você não precisa passar por isso sozinho. 

Nós, da Plenus Contabilidade, somos especialistas em legalização imobiliária e vamos prestar o suporte que você precisa para garantir que os seus imóveis estejam de acordo com a legislação.

Então não perca mais tempo e entre em contato conosco agora mesmo para tirar suas dúvidas e conhecer de perto os benefícios de contar com o nosso suporte especializado.

REGULARIZE O SEU IMÓVEL AGORA MESMO COM A PLENUS CONTABILIDADE!

5/5 - (1 vote)
Summary
Regularização de imóveis: saiba como fazer!
Article Name
Regularização de imóveis: saiba como fazer!
Description
Passo a passo para a regularização de imóveis. Leia o nosso post e confira como evitar os problemas de ter um imóvel irregular.
Author
Publisher Name
Plenus Contabilidade
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Veja também

Posts Relacionados

Conheca O Lcdpr 2022 Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

Conheça o LCDPR 2022

É produtor rural e não sabe o que é o LCDPR 2022? Descubra agora o que é o LCDPR 2022 e veja como fazê-lo Um produtor rural realiza diversas atividades no ramo no qual está inserido, desde ações relacionadas à

O Guia Que Voce Precisava Sobre A Regularizacao De Imoveis Blog - PLENUS CONTABILIDADE, GESTAO FINANCEIRA E COWORKING

Regularização de imóveis: saiba como fazer!

Passo a passo para a regularização de imóveis  Entenda como funciona a regularização de imóveis e evite os problemas de ter um imóvel irregular. A regularização de imóveis pode parecer bastante complexa e burocrática para quem não é especialista no

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Informações importantes de que todo advogado precisa para ter um…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book Gratuitos

E-book Gratuitos